sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Manso de Coração

Mansidão não é uma expressão bem-vinda no nosso século. Num mundo violento como o nosso, mansidão não é vista de forma muito positiva, não. Associamos a pessoa mansa a alguém que deixa a coisa rolar e não toma posição. Ou seja, confundimos mansidão com passividade e fraqueza. Para o nosso mundo, o cara manso é um “banana”.

Mas mansidão não tem nada a ver com isto. Mansa é a pessoa que é capaz de avaliar as circunstâncias com precisão, enxergando as inquietações e perturbações presentes, e ainda assim tratar esses problemas graves pacificamente.

Quem não é manso é intempestivo. Trabalha na vida de uma forma desintegradora e desestruturadora. É gente que ao ver a casa pegando fogo, em vez de trazer um balde d’água, joga gasolina.

Mansidão é uma virtude cristã. É um dos gomos do fruto do Espírito (Gl 5.22). Manso é o sujeito que vê que as coisas não estão fáceis, mas sempre acha que Deus vai lhe dar capacidade para resolvê-las.

Há uma expressão no Salmo 84 que fala do homem que “passando pelo vale árido, faz dele um manancial”. Ele passa por conflitos e por competitividade e é capaz de administrar tudo isso com serenidade.

A Bíblia diz que Moisés foi o homem mais manso da face da terra. Honestamente, lendo a Bíblia, eu não percebo essa sua característica de um modo muito claro, não. Um dia, lá no Egito, ele encontrou um rapaz brigando com o outro e, intempestivamente, foi com toda a violência pra cima desse rapaz e matou-o.

Mas a Bíblia nos mostra que Moisés foi colocado numa escola de silêncio, por 40 anos, no deserto. Deus trabalhou na impetuosidade juvenil de Moisés.

Deus nos chama para sermos mansos. Ele diz: “os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.” Ou seja, não há espaço para gente violenta, que lida com a vida na base da agressividade, do sopapo e do desentendimento. Mesmo porque quem age dessa forma não dura muito tempo, não.

Mas, pessoas com grande impetuosidade podem se tornar grandes líderes. A palavra mansidão era usada para o animal selvagem que era apanhado e adestrado para o serviço. Quando a Bíblia fala de mansidão está falando de alguém que se tornou útil nas mãos de Deus. Ela está dizendo que o Senhor pode pegar toda a sua força bruta, a energia que tem, o desejo de realização, e canalizar tudo isso para a glória d’Ele.

Como o carpinteiro que é capaz de pegar a madeira bruta e começar a trabalhá-la para produzir alguma coisa que seja útil ao seu propósito. Deus também quer pegar a sua geniosidade e canalizá-la para algo bom. Você não deseja experimentar isso na sua vida, no seu casamento e em sua casa?

Eu creio que Deus tem nos chamado para experimentar a harmonia, o contentamento e a alegria no lar. Aprenda com Jesus, que é manso e humilde de coração, a gerar ambientes de paz e de graça onde quer que você ande.

Então, por favor, aproxime-se do Senhor, dizendo: “Deus, gera isso em mim! Eu quero ser um pacificador na minha casa. Eu quero ser alguém que gera um ambiente de graça, pra que a minha família e meus amigos se alegrem em abundância de paz.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário