Angola viveu 27 anos em guerra civil. Os dois grandes adversários eram a FAPLA e a Unita, ambas dirigidas por filhos de pastores. Agostinho Neto e Jonas Savimbi foram criados em lares crentes. Ali, ouviram seus pais falando do poder da cruz, do amor de Deus e do perdão que há em Jesus. Mas, com seus corações endurecidos e voltados para ambições materiais, optaram por um estilo de vida belicoso, que destruiu o país e culminou com a morte de mais de 3 milhões de angolanos.
Anos atrás, numa cidade do interior, houve um concurso idiota para ver quem bebia o maior número de copos de cerveja. Ele foi ganho por dois filhos de pastor, que se tornaram alcoólatras. O pai, homem honrado e piedoso, ensinou seus filhos nos caminhos de Deus, mas eles nunca se interessaram muito pela mensagem do evangelho. Eu mesmo fui pastor numa igreja cujo filho do ex-pastor nos dava muito trabalho. Embora tenha vivido à sombra de uma família íntegra e temente a Deus, não cultivou em seu coração nada daquilo que seus pais procuraram transmitir em vida. Agora, adulto e irresponsável, vivia em escândalos, envergonhando a memória dos pais, e dando dor de cabeça a tantas pessoas que o amavam e foram abençoadas pelo ministério do seu querido pai. Deus levou para Si aquele pai, antes que sofresse e se entristecesse com aquele filho.
Recordo a vida da Ângela Maria, criada na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro. Ali teve sua voz treinada, cantando nos coros da igreja. Em casa, tinha nos pais exemplo de temor e compromisso com Deus. Mas, fascinada com a possibilidade de sucesso na rádio, fugia do templo na hora dos cultos para cantar no programa de calouros da Rádio Mayrink Veiga, a Globo daqueles dias. Chegou ao auge e até hoje sua voz é lembrada como uma das grandes da história do rádio brasileiro. Ao que parece, a fama e o sucesso não lhe fizeram bem, pois já tentou o suicídio várias vezes.
Lembro-me ainda da história de José Tostes. Criado no evangelho, tal como Timóteo, dele podia ser dito que “conhecia as Sagradas Letras, que podem fazer a pessoa sábia para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”. Entretanto, a possibilidade de brilhar como cantor também o empurrou para fora da igreja e por caminhos longes de Deus. Tornou-se o Rei do Bolero. Eu era criança, quando ele fazia sucesso nas rádios com uma música, que dizia assim: “Amar eu já amei, sonhar eu já sonhei, só a você eu hei de amar e a mais ninguém!” Sua mãe, crente dedicada, orava pela volta do filho. Muitas vezes apelou para que ele se quebrantasse diante de Deus, mas nada. Embriagado e iludido pelo sucesso, Deus não tinha lugar na sua vida. Até que sua mãe morreu. Lá no cemitério, antes do sepultamento, foi lhe dado um papel com o último pedido materno: que cantasse o hino 515 do Cantor Cristão, que diz assim: “Oh, vai me encontrar na glória, na Jerusalém do céu /Lá na habitação notória que Jesus nos prometeu! /Lá encontrarás amigos que serão em Cristo irmãos / Cantaremos belos hinos, vai de todo coração.” Só que o estribilho do hino é uma resposta ao convite, e diz: "Sim te encontrarei na glória! Na brilhante glória além! / Sim te encontrarei na glória da feliz Jerusalém!" Ao cantar o hino, percebeu que, sem Cristo, não entraria na Glória Celestial e nunca mais veria sua mãe. E ali, no cemitério, finalmente abriu seu coração para Jesus.
Escrevo essas linhas para lembrar que não basta ser filho de crente. Deus não tem netos. Não basta conhecer os livros da Bíblia, familiarizar-se com as histórias do evangelho ou cantar hinos e cânticos espirituais. É preciso ter uma experiência transformadora com Jesus. Os pais podem deixar o exemplo, ensinar os preceitos e orar por conversão, mas a fé e a salvação não vêm por transferência. Infelizmente, no Dia do Juízo, muito filho de crente experimentará as mais terríveis trevas. Jesus há de lhe dizer: “Conheço seus pais, mas você, não.” E “aparte-se de mim, maldito, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos”.
O que você, filho de crente, está esperando para se comprometer com Deus? O exemplo de vida deixado pelos seus pais testemunhará contra você. Por isso, em vez de filho de crente, torne-se hoje filho de Deus. Quebrante-se agora diante do Senhor Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário