terça-feira, 29 de outubro de 2013

Caminhando Pelo Vale da Morte



A morte não espera. Não faz prognóstico. É um caminho democrático, sem pedágios, aberto para ricos e pobres, jovens e idosos, negros e brancos, gregos e troianos, mineiros e baianos. Quando os estertores da morte rondavam Davi, ele chamou os filhos, e disse: “Sigo pelo caminho de todos os mortais”. E virou-se para Salomão, e disse: “Coragem, pois, e sê homem!”

Wood Allen já disse: “Eu não temo a morte, só não gostaria de estar lá na hora que ela chegasse.” O cineasta falava dessa estrada solitária, a da morte, pois ninguém poderá percorrê-la com você. As pessoas só podem ir conosco até o túmulo.

Mas, por mais doloroso que seja este momento, a morte de um crente é apenas um retorno a casa. Gosto do que é dito sobre a morte de Abraão, no início da Bíblia: “...morreu em ditosa velhice, avançado em anos; e foi reunido ao seu povo” (Gn 25.8). Que definição maravilhosa! Muitos séculos depois Jesus disse para os que foram comprados pelo seu sangue, que a morte é a volta para a Casa do Pai: “Na casa do meu Pai há muitas moradas, se assim não fora, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos acolherei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (Jo 14.1-3).

No caminho da morte as propriedades, patrimônios e bens ficam pra traz. Seguimos sem eles. E aí não adianta a sua conta bancária nem o quanto você investiu em propriedades ou em ações. Quando um dos donos da Viação Teresópolis faleceu, recentemente, uma pessoa disse que olhou bem para a cova onde seu corpo foi colocado, e não viu lá um único ônibus. Você já não é mais dono de nada, nem de si mesmo. Na estrada da morte, ao colocar seus pés lá, aquilo que você tinha deixa de ter.

Por mais triste que seja a morte de alguém querido, saiba que a sua vida aqui vai continuar. Deus não retira a bênção sobre aqueles que ficaram. A vida continuará, a história seguirá seu curso, e Deus ainda terá bênçãos sobre aqueles que aqui ficaram. Se perdeu alguém querido, saiba que Deus ainda quer alegrar e abençoar a sua vida, reorganizando seus passos.

Há, sim, uma grande diferença na estrada da morte. Podemos percorrê-la carregados de fé e esperança no coração, ou podemos pegar essa estrada sem nada na alma, sem nenhuma provisão para o nosso coração. E aí a Bíblia nos diz que, com Cristo, esse caminho pode ser percorrido com fé e serenidade. Paulo diz: “Não queremos, irmãos, que sejam ignorantes acerca dos que já partiram”. E prossegue: “para não se entristecerem como os que não têm qualquer esperança”. Ele reconhece o luto e a dor. Ele não nega que essa separação traga sofrimento. Eles são reais e necessários, mas afirma que é possível caminhar serenamente por essa trilha. Por isso, deseja que todos caminhem nessa estrada com esperança.

Quem morre com Jesus tem destino certo, endereço seguro e provisão satisfatória. A Bíblia diz que “O Cordeiro de Deus”, Jesus Cristo, nos purifica de todo o pecado, para nos apresentar ao Pai sem culpa ou mácula. Por isso, troque o medo pela esperança. Afinal, Jesus já providenciou tudo o que você precisa para caminhar seguro e tranquilo por este caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário