terça-feira, 10 de setembro de 2013

Onde Estão Fincadas as Suas Raízes?


Fui criado numa igreja onde o Pastor era obstinado. Aos domingos, ele colocava a igreja para evangelizar nos arredores do templo. Cada grupo etário tinha um local aonde ir. Às 15h, todos estavam a postos para evangelizar. Eu dirigia os jovens, e nem sempre tinha a cooperação que eu gostaria de ter, mas os filhos do pastor chegavam religiosamente na hora. A minha mãe ficava repetindo pra nós: “Que exemplo! Que exemplo!”

O tempo passou, os filhos daquele pastor criaram asas, e pouquíssimos deles continuaram na igreja. Logo percebemos que não iam às programações da igreja por amor, mas por imposição dos pais. Iam com os pés, mas infelizmente seus corações estavam voltados para outras coisas.

Nos anos 70, a atriz Darlene Glória despontou no cinema brasileiro, com o filme “Toda Nudez Será Castigada”, onde viveu o papel da prostituta Geni. Ela foi criada no evangelho. Muito bonita, logo se encantou com as propostas sedutoras de uma vida de sucesso, longe de Deus. Jogou pro alto os valores do evangelho, que seus pais lhe tentaram incutir na infância e adolescência, em troca de uma vida artística que lhe deu fama, mas consumiu também a sua existência. Para justificar essa troca, Darlene, hoje conhecida como irmã Helena Brandão, disse: “eu navegava na espiritualidade dos meus pais e não tinha convicções próprias.”

Perto dos 19 anos de idade, fui convidado por um colega para um programa da pesada, e topei. Menti para meus pais, e me preparei para uma noitada toda especial. Com certeza, o Diabo estava me preparando uma grande cilada. Mas, mercê de Deus, surgiu um imprevisto, e o programa furou. Comecei a conversar com meu companheiro, e descobrimos que ambos éramos filhos de diáconos batistas. Criados no evangelho, em algum momento deixamos de construir a nossa vida cristã com fé, com convicção pessoal, submissão à Palavra e devoção a Deus, e ficamos confiados na espiritualidade dos nossos pais. Por não criarmos raízes, ou seja, vida íntima com Deus, quase nos tornamos presas fáceis do Inimigo.

Daquela conversa, decidimos sair correndo, e pegar o culto da PIB do Rio, lá no Estácio. Ao colocar os pés na nave daquele templo, a congregação começou a cantar: “Salvação Jesus me dá; com amor me guiará, para o céu me levará; tu não queres a Cristo seguir? Cristo Jesus, meu Salvador, vela por mim! Vela por mim! Cristo Jesus, meu Salvador, tudo o que é bom fará por mim!” Aquele hino foi uma bomba atômica no meu coração. Além da convicção de um grande livramento dado por Deus naquele dia, ele me levou a refletir se estava vivendo uma fé pessoal ou firmado na fé dos meus pais. Naquela semana, finalmente reassumi o meu compromisso de viver com Jesus, e para Ele. Nunca me arrependi disso.

Onde estão fincadas as suas raízes? Há muitos jovens que curtem o movimento gospel, conhecem bem as canções evangélicas do momento, participam dos shows promovidos por cantores famosos, mas eles mesmos não têm vida espiritual. Vão apenas embalados pela melodia. Pensam que elas sustentam espiritualmente suas vidas, mas não percebem a sua superficialidade e a falta de raízes vindas de uma profunda comunhão com Deus. Daqui a pouco, por qualquer lusco-fusco, serão arrastados para uma vida infeliz, longe de Deus.

Onde estão fincadas as suas raízes? Você é crente em Jesus, filho de crente ou mero amigo do evangelho? Assuma hoje um firme compromisso de viver para Cristo. Tome a decisão de firmar as suas raízes em Deus. Quem tem sua vida alicerçada em Cristo tem estrutura para fazer escolhas sábias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário