terça-feira, 3 de setembro de 2013
Seja um Encorajador!
Um pastor jubilado se tornou membro de uma igreja, e disse ao seu novo pastor: “Eu já não preciso trabalhar como pastor, mas sinto um enorme prazer em visitar pessoas e orar. Posso fazer esse trabalho aqui na igreja? Então, formou um grupo de oração e outro de visitação.
Num dia, ele foi com o seu grupo visitar um casal da igreja que estava frio na fé. O casal passava por uma fase de esterilidade de alma; de julgamento e de crise. Discordou da liderança da igreja, e agora estava afastado da comunhão.
Então, aquele velho pastor, com a alma bem piedosa, encorajou o casal a voltar pro Senhor e também ao convívio dos crentes. Ele dizia: “vocês são muito queridos e não podem ficar afastados da igreja!” Orou com eles, e o grupo foi embora.
À noite, aquele velho pastor sofreu um AVC, entrou na UTI de um hospital, e não voltou. Aquela triste notícia tocou profundamente o casal visitado. Eles diziam: “Deus nos amou tanto que, no dia da morte do nosso pastor de coração, o enviou à nossa casa para nos encorajar, para que não ficássemos parados na nossa caminhada cristã.”
O autor aos Hebreus diz: “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia... a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado” (Hb 3.12,13).
É muito comum você encontrar pessoas que caminharam entusiasmadas na fé cristã, mas que, em determinado momento da sua história, entraram em crise e esfriaram na fé. E a Palavra de Deus nos diz que precisamos nos encorajar uns aos outros, para que aqueles que estejam sendo tomados pela semente da incredulidade possam ser resgatados e trazidos de volta.
O livro “O Peregrino”, de John Bunyan, fala da caminhada do cristão em direção à cidade celestial. E ele diz que o cristão muitas vezes passa pela “floresta do desânimo”, que são lugares perigosíssimos para a nossa alma. Nessas horas é muito bom quando Deus levanta pessoas que nos socorrem.
Conhece algum irmão que está passando pelo “pântano do desencorajamento”? É fácil identificá-lo: é gente que está andando por um ambiente onde a esperança foge; a dor e a angústia roubam os raios de alegria; o desânimo tira a capacidade de ver com clareza os caminhos e opções da vida, e onde as areias movediças da alma fazem a fé ser tremendamente desafiada. Gente assim precisa de encorajadores. Você quer ser um?
Satanás fica semeando a semente da discórdia, e gosta também de espalhar desconfiança e medo. Há irmãos abatidos à nossa volta, enfrentando muitas provações e dor, precisando da nossa palavra de ânimo. Há crentes queridos que estão sumidos, fazendo falta à nossa comunhão. Pegue o seu telefone, agende uma visita e, na força do Espírito Santo, saia para ser um encorajador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário