sábado, 9 de abril de 2011

Duas Maneiras de Ver a Vida

Em Números 13, o povo de Israel está peregrinando pelo deserto, em direção à terra prometida. Doze homens vão espiar a terra de Canaã e voltam para dar relatório ao povo de Deus. Dois disseram: “Vamos, conquistemos a terra!” Dez retrucaram: “Não, não devemos ir!”

Em certo sentido, a nossa igreja tem também uma terra à sua frente – os nossos desafios, o nosso ministério, a construção do novo templo, a nossa vizinhança e o nosso município.

Há duas maneiras de olhar a Terra.
Os “Josués e Calebes” de hoje veem as uvas, veem as plantações e os frutos espirituais. São crentes que visualizam e sonham com o templo cheio, com conversões e batismos. Já os outros dez veem gigantes, noites de insônia e perseguições.

Como estão os seus olhos? Como vê a vida cristã? Lembre-se: Deus sempre tem grandes planos para o seu povo.

Há duas maneiras de falar da Terra.
Dois disseram: “Subamos..., nós temos a presença do Senhor!” E parece até que podemos vê-los dando o seu relatório e os dez, atrás, abanando a cabeça, dizendo não.

Aquilo que você fala comunica o que você vê. E as suas palavras têm comunicado fé ou têm minado a confiança do povo de Deus?

Há duas maneiras de influenciar o povo de Deus.
Dois disseram: “Vamos lá!” Podemos até vê-los pegando o povo pelos braços em direção à terra. Mas, do outro lado, estavam dez homens tristes, desanimados, apavorados, gritando: “Vamos morrer nas mãos dos gigantes!”

O povo de Deus chorou, reclamou, ficou triste e não foi. Desobedeceu a Deus. Como você tem influenciado o povo de Deus?

Há dois destinos diferentes.
Dois foram preservados com suas famílias para chupar aquelas uvas e para fabricar bons vinhos; para conquistar aquelas terras e lavrá-las. Dez morreram no deserto com suas famílias.

Em certo sentido, a gente recebe o que dá. A gente recebe de Deus o que planta na vida cristã. “Tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.6).

Você tem semeado fé ou desânimo? Têm fixado seus olhos nas coisas boas ou más? A sua boca incentiva ou destrói? Tem sido do grupo dos 2 ou dos 10?

Um comentário:

  1. Seus textos estão cada vez melhor. Creio que esta chegando a hora de publicar um livro com estas diversas mensagens. O título poderia ser "mensagens que edificam". Poderiam ser em formato de libretos com 30 mensagens. A cada 30 lançar o número seqüencial. Falo isto porque estas mensagens alem de edificar podem ser canais de salvação de muitos.
    Pense nisto!
    Abraço.

    ResponderExcluir